Monday, May 14, 2007

28 Days Later .. aliás .. Weeks Later




"28 days later" .. de Danny Boyle, com argumento de Alex Garland. depois de um excelente "the Beach", com um argumento sólido, fotografia única e banda sonora fantástica (John Murphy, com GY!BE, Grandaddy..), o mesmo duo voltou a juntar-se para chutar cá para fora, um dos meus filmes preferidos. Desta vez, muda o cenário, para uma Londres pós-apocalíptica, onde Cillian Murphy, no seu primeiro papel de relevo, acorda perdido numa cidade em chamas, deserta e com a morte espalhada a cada esquina.
os planos iniciais do filme são do melhor que já vi, acompanhados da música dos Godspeed You! Black Emperor. talvez por gostar mto ode Londres e ver a cidade de uma maneira completamente única e estranha. e arrepiante. passando à frente (quem viu o filme, viu; quem não viu, ainda há salvação!!), saltitando por momentos de suspense e terror, claustrofóbicos ou ternos, o filme descamba, lá para o fim, numa orgia de violência e sangue, pelos militares, provavelmente desnecessária. de bom, as sequências de Cillian Murphy a furar os olhos do soldado, o preso "infectado" à solta pela casa, o desespero dos que se tentam salvar..
mas já no "the beach" tinha acontecido a mesma coisa, certo?
por isto e por tudo, tornou-se no meu filme preferido inglêa. quem gostou do filme, provavelmente tb gostará do "Dog Soldiers".





e eis que Juan Carlos Fresnanillo (com o duo Garland e Boyle como produtores executivos) pega no filme e trata de repovoar Inglaterra. esta é a base do filme, sendo que nenhum dos actores do 1º filme participa neste "28 weeks later". o espanhol já tinha dado provas no "Intacto", com participação de Max von Sydow. o início do filme, em que concorrentes, num bosque, correm vendados e de mão amarradas, tentando escapar à sorte ou azar da morte, deverá ser um exemplo do que se passará neste filme.
novamente a banda sonora estará nas mãos de John Murphy. mas deve ser pedir muito, que volte a usar os GY!BE ou Mogwai...
a aguardar, brevemente, num cinema perto.

2 comments:

Bola Oito said...

Grande filme esse sim. Dos meus preferidos tb. Infelizmente ainda estou para ver "A Praia".

Anyway, para quando o "28 Weeks Later"? Espero que estreie como deve ser.

Não conheço o realizador, e temo sempre por estas sequelas....mas ainda lhe dou o benefício da dúvida.

Carapaus com Chantilly said...

Estou à espera dessas 28 semaninhas faz tempo...para quando uma estreia em grande?