Monday, July 9, 2007

Mudhoney.. "grundge's grandpas"



pois que muito formigueiro me provocou saber da vinda dos Mudhoney a Lisboa. já nesta quarta-f. 11Jul. aquele tremor de ver uma banda que se acompanha ha anos.. ( e este ano tem corrido bem neste aspecto, senao veja-se: jesus and mary chain, NIN, beastie boys)

nascida em 1988, na cidade berço do que se veio a chamar movimento grundge, a banda de Mark Arm, com a sua habitual gritaria estridente qb para os nossos ouvidos, é considerada a primeira banda desse mesmo movimento, ainda antes dos pearl jam (com quem anteriormente fizeram uma split band -metade veio a tornar-se pearl jam; a outra os mudhoney) ou nirvana.

inicialmente formados em seattle por mark arm, steve turner, matt lukin e dan peters, conseguiram assinar com a sub-pop records e ter a produção do jack endino para o primeiro EP Superfuzz Bigmuff, contendo o primeiro hit de sempre no grundge, "Touch Me I'm Sick". posteriormente, sem ter uma produção de albuns prolífica como outras bandas, nunca se impuseram como os seus parceiros de cidade, provavelmente por nunca terem uma atitude mais comercial ou se terem envolvivo em escandalos de drogas, sexo e alcool.
anteriormente, Lukin tinha sido membro fundador dos Melvins.

"Touch me I'm Sick" - live


"Hate the Police" - live

5 comments:

Bola Oito said...

O Grunge nunca me entrou completamente. Durante os anos 90 começei a interessar-me por outros lados 'mais pesados' da música, por isso nunca me interessou. Mas gosto do "Nevermind" e dos primeiros dos Pearl Jam.

Já agora, essa banda pré Mudhoney e pré Pearl Jam, os avôs do grunge, são os Mother Love Bone certo?

Bola Oito said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Joao said...

erm.. nope. green river. repara que eu disse que os membros dessa tal banda, após o fim, vieram a criar tanto os mudhoney como os pearl jam.
sinceramente, a mim o grundge nunca me fez grande "mossa". gostei da fase inicial dos PJ, Nirvana e depois fiquei um pouco pelos sons menos conhecidos, com alguma variações punk e psycho: butthole surfers, black flag, rollins band, pere ubu, dinossaur jr ....

Bola Oito said...

Ah. Obrigado. Os MLB são outros pois. O vocalista morreu não foi e depois alguns músicos gravaram o "Temple of the Dog", ou coisa que o valha.

Joao said...

the same old thing: "live young, die fast, be famous"