Wednesday, February 18, 2009

Cambodja - fotos e dor .. (updated)


Cambodia Landmine Museum, Cambodia
foto pelo je

"Once upon a time", havia uma criança soldado, nascida por volta de 1974, cujos pais terão sido mortos pelo regime Khmer Vermelho de Pol Pot, que cresceu na selva e que combatia na facção dos Khmer Vermelhos. aos 6 anos, aprendeu a matar.

O seu verdadeiro nome, nem ele próprio o sabia. O seu nome actual, Aki Ra é recente, vem do japonês, e quererá dizer "homem com cara de bebé.

Por volta de 1983 foi capturado pelo exército Vietnamita, tendo sido obrigado a integrar as suas fileiras. Até que após a queda do regime de Pol Pot, foi integrado no exército nacional cambodjano e aprofundou e desenvolveu os conhecimentos na área da desminagem (durante a guerra, terá plantado, à força, milhares de minas).
Após a guerra, e por conta própria, assumiu por conta própia aquilo que o Governo ão conseguia fazer, sobretudo por falta de fundos: a desminagem do país (inicialmente, apenas com um pau comprido e uma faca).
Estima já ter destruído milhares de minas em território cambodjano, sobretudo na área de Angkor/Siem Reap.
E tem um museu, a poucos Kilometros de Siem Reap, que serve de não só de escola e local de acolhimento a crianças desfavorecidas ou orfãos de guerra ou mutilados da guerra (uma NGO), como de centro de alerta e divulgação nacional e mundial para o problema das minas.
No Museu, o silêncio é profundo.
Lá, são mostradas minas e bombas desactivadas ou armamento bélico desde o mais caseiro, ao mais avançado, mortífero e destruídor. ou ainda antigas fardas, fotografias da época, ou relatórios dos processos de aniquilação ou tortura que serviram para um fim brutalmente trágico.

A foto acima, mostra alguns dos acolhidos, a trabalhar na limpeza de antigas minas, previamente removidas.

O peso da guerra, no seu todo, é muito pesado e sente-se constantemente.
Estima-se que ainda haja milhões de minas por detonar, algures nos campos do país, continuando a matar e a ferir a população inocente.

Soube, há pouco tempo, que está a ser realizado um filme sobre a vida do Aki Ra intitulado "YEAR ZERO: Story of a Khmer Rouge Soldier" .. podem aceder aqui

short-film do filme

3 comments:

Mr. S said...

muito fixe a foto! Grande angulo e grande história... :)

Guinevere said...

E com estas histórias de vida, com estas lições, aprendemos o valor da palavra humildade!!!

Joao said...

Thx Mr. S!

Guinevere (ou T), sem dúvida! pena que mensagens como esta não cheguem a mais que um infimo número de pessoas.
um pouco por isso, actualizei o blog com o "curta" do filme: porque mais imagens, falarão muito mais e melhor que milhares de palavras.
beijoca

e repito o já que disse a algumas pessoas: dá um nó no coração, estar lá e sentir ou ver "lembranças" da História como esta.