Tuesday, October 7, 2008

9ª Festa do Cinema Francês



graças ao Mr. Butters, houve a possibilidade de assistir à inauguração da Festa anual do Cinema Francês.


E logo na abertura, assistiu-se à passagem de "Les Femmes de l'ombre" de Jean Paul Salomé, com Sophie Marceau e Julie Depardieu, baseado na história verídica de uma mulher da resistência francesa por alturas de 1944.

Entretanto, desilusão com "Bord de Mer" (faz parte de um sub-ciclo dos filmes que passaram nos vários festivais de Cannes) .. a sério, dizer tão bem das imagens melancólicas e comparar a wim wenders.. eu devia estar com muito sono, pois devia..

Ainda, oportunidade única para assistir a filme concerto. Foi uma obra de 1924 de René Clair intitulada "Entr´acte", "um verdadeiro poema visual, projectado em 1924, no teatro dos Champs-Elysées, no quadro do ballet dadaísta Relâche de Picabia e Satie. Neste filme, René Clair não se limita ao exercício do estilo vanguardista e provocador e assina com Entr'acte, uma verdadeira obra-prima."
Sinopse:
"Uma perseguição pelos telhados de Paris ou a corrida desenfreada de um carro funerário são algumas das imagens símbolo desta curta-metragem surrealista e burlesca. E aqui surrealista é isso mesmo: proposta artística de um movimento de vanguarda que, cruzando diferentes formas de arte, conseguiu escandalizar a sociedade dos anos vinte e mudar a própria imagem, académica, que ainda se tinha da arte.

Num filme que não tem uma história no sentido habitual, com princípio, meio e fim, René Clair preferiu montar uma caleidoscópica sequência de imagens que resultou num dos expoentes do cinema de vanguarda da época. E Entr’acte conta com a colaboração de Man Ray e Marcel Duchamps, que protagonizam uma partida de xadrez."
ou seja, um filme que não é um filme, mas um amontoado de imagens, salpicadas pelo surrealismo levado quase ao extremo. Uma experiência!!

A acompanhar o filme mudo esteve o pianista e compositor francês Jacques Cambra, que escreveu propositadamente a peça que acompanhou o filme.

tudo o mais aqui no site oficial da Festa.

2 comments:

Unknown said...

///Obrigada por toda a disponibilidade demonstrada na promoção e divulgação da 9ª Festa do Cinema Francês*
www.festadocinemafrances.com

Joao said...

de nada!
Tenho uma crítica a fazer: após o fim da Festa, lamento que toda e qualquer informação adicional tenha sido ficado na gaveta. Por mais que procure, não consigo descobrir qual o filme vencedor do Prémio do Público.