Monday, October 20, 2008

já tenho saudades

Sabes, gostava de conseguir estar clarividente para te escrever algo bonito e alegre.
Mas a minha dor é como aquelas nuvens negras que cobrem o mar e trazem chuva. A mim, não me trazem luz nem alegria.
Para ti é uma data querida e feliz e especial: é o teu aniversário!! Já te dei os parabéns hoje, mais a minha mãe e o meu pai. O teu irmão, primas e amigas.
Mas fico triste avó!! E estou triste ainda avó. E esta nuvem vai cá ficar. Desculpa, mas estou a ser egoísta.
Sinto que estou a perder parte de ti, ao ver-te deixar a casa onde viveste com o avô. Onde sei que foram felizes. Onde eu cresci nos verões e férias da escola.
Hoje, refiz, na minha cabeça, cenas familiares desses períodos.
Lembro-me de ir ter com o avô à fábrica, estar com ele no escritório todo fino, passear e explorar os corredores gelados, de aprender a andar de bicicleta no pátio! De, na mesma bicicleta, dar passeios até ao pôr, pelas falésias de Peniche, passar por casa do tio Zé e da tia Regina, sempre sorridentes a lindos. E voltar à tua casa cheia de amor.
“Não desças as escadas a correr” gritavam-me sempre, lembras-te? As sopas, as birras para comer, o leite morno ao deitar.
Brincar com as espadas, apanhar sol no quintal, ver o avô embebedar os perús que andavam parvos pelo quintal. As sardinhadas fartas e a festa!
Os Natais! Eu sentia-me no centro do mundo, naquele Castelo!
Já me custava lá ir, sem ver o avô. Agora não consigo imaginar aquela casa sem ti.
Por isso, não irei lá mais!
Mas visitar-te-ei ali, perto da barragem, onde tens quem cuide de ti a toda a hora. Espero que estejas bem, sabendo que estou à distância de uma chamada telefónica.
Eu trouxe comigo as cassetes que o avô gravou, comigo a cantar o “polícia sinaleiro” e outras parvoíces, juntamente com algumas fotos vossas. Espero que não te importes.
As nuvens negras sobre o mar trazem chuva. Eu choro...
Adoro-te minha avó B.!!
Um beijo grande do teu neto amigo, neste dia em que fazes 91 anos!!

3 comments:

extravaganza said...

Ai pá, deixaste-me de lágrima no olho...

Eu faço questão de visitar a minha avó amiúde de há um tempo a esta parte, mais desde que perdeu tragicamente o filho mais velho. Mãe é mãe, mas não há nada mais encantador que é uma Avó. Digam lá o que disseram. Só espero podermos tê-la sempre perto de nós...

Beijinho grande e parabéns à Avó B

Anonymous said...

A mim tb me deixaste com a lágrima ao canto do olho. E depois de ler, ainda percebo melhor o que vi hoje de manhã qd entraste. És um bom amigo e um bom neto e a tua avó merece todas as tuas palavras, todas as tuas visitas. Entento-te muito bem e tenho a mesma sensação que tú, parece que já não temos muito tempo para estar com elas, e só nos restam recordaçãos, mas temos é que aproveitar ao máximo eses momentos e o que fizeste ontem foi muito, muito importante. Um grande abraço......My preciousssss

Anonymous said...

Impossível passar ao lado das tuas palavras sem chorar contigo...o que acabei de ler é outra das infinitas provas que ter-te como filho, neto, amigo...não interessa a forma...é o maior bem que a nossa pequenez poderia encontrar. Um beijo cheio de amor.