Monday, September 22, 2008

"The Last Waltz" - a celebração do rock'n'roll por Martin Scorcese



Em 1978, Martin Scorcese teve a sua primeira aventura no mundo musical. Aproveitando o concerto de final de carreira do grupo "The Band" (1976 no dia de Acção de Graças e no mesmo local onde deram o primeiro concerto para "4 pessoas, duas das quais bebadas e duas empregadas bebadas, que começaram uma luta, apesar de não haver gente suficiente para tal"), influente à altura, no universo rock americano, realizou um filme concerto/celebração fantástico.

Socorrendo-se de uma extensa e exemplar equipa técnica ao nível da fotografia e sonoplastia, mostra-nos um concerto, rasgado aqui e ali por entrevistas aos membros da banda (algumas das entrevistas são anteriores e posteriores ao próprio concerto), com enquadramentos à história musical americana, com base nos Blues, Soul e Rock'n'Roll, do Elvis, passando por Screamin' Jay Hawkins, Bo Diddley ou Muddy Waters, ou sessões de estúdio com outros famosos (Emmylou Harris ou The Stapples).

Num palco com pouca produndidade e decor teatral, permitindo uma visibilidade total, "The Band" recebe vários ilustres convidados para cantar na sua última noite. E cada qual deles o mais famoso ou o mais bizarro.
Dada a idade do filme, cerca de um terço dos músicos já morreram, aplicável também aos dois membros dos The Band, já falecidos...

Alguns dos convidados então:
Eric Clapton, Muddy Waters, Neil Diamond, Bob Dylan, Joni Mitchell, Neil Young, Joni Mitchell, Ron Wood, Paul Butterfield, Dr. John, Van Morrison ou Ronnie Hawkins.

Com Muddy Waters:


Pontos importantes:
O vocalista Robbie Robertson "He (Ronnie Hawkins) called me up, and I said, "Sure I'd like a job. What does it mean? What do I do?" And he said, "Well, son, you won't make much money, but you'll get more pussy than Frank Sinatra."

Ainda Robbie Robertson, sobre a entrada na banda de Garth Hudson (teclas, sintetizador), a quem cada um dos membros pagava uma mensalidade de $10 como forma de pagamento de aulas de música, para Garth jsutificar perante a família que não era música da banda, mas sim professor de música (a sua formação).

Com Eric Clapton:

No comments: