Tuesday, February 19, 2008

Fidel Castro, Comandante en Jefe


A renúncia, anunciada hoje no Gramna, jornal do partido comunista cubano, de Fidel Castro às suas funções de chefe do Estado e das Forças Armadas de Cuba soa a crónica de uma morte anunciada.

O afastamento (morte?) de Fidel e dos valores que durante 49 anos sustentou e pelas quais lutou, democrática e heroicamente, pelo menos aos seus olhos e dos seus leais seguidores.
muito haverá a dizer, e aposto que por muitas décadas, do real papel de Fidel (se terá sido um Pai para o povo cubano, um fantoche nas mãos dos leninistas e marxistas da URSS contra o Imperialista, se um sonhador apanhado juntamente com Che Guevara, nas malhas dos próprios sonhos a atirar para a utópia ou apenas um tirano que matou a liberdade e democracia durante quase meio século de ditadura).

Mas e o embargo? Pelas conhecidas razões históricas, já não faz qualquer sentido (alguma vez fez?) e apenas prejudica o povo. mas, tal como numa partida de xadrez, em que apenas sobras 2 peças para cada lado, se nenhuma das partes der um passo em frente, o impasse continuará.. até quando? e depois?

Aconselho vivamente uma visita ao jornal cubano oficial do governo, aqui

pormenor interessante: no topo da página: "Presos Políticos do Império| MIAMI 5"

No comments: