Monday, February 25, 2008

BOPE - Tropa de Elite "


O filme mostra o quotidiano do Capitão Nascimento (Wagner Moura), lider de um batalhão do BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais) no combate ao tráfico dos morros do Rio de Janeiro em 1997: A vida familiar, a vida militar, a vida e a morte. os maus e os bons (se é que alguém consegue hoje em dia discernir quem é o quê nas guerras das favelas do Rio) e a tentativa de encontrar um substituto para se livrar do inferno. o polícia corrupto, o polícia honesto e que é enrolado pelo sistema e o polícia honesto que não verga e se torna violento. e a "sociedade" maconheira que subsidía os narco-traficantes. (no more spoilers!)
um filme violento, cruel, com palavreado "cabeludo", com boas interpretações, sobretudo de Wagner Moura e Caio Junqueira (Cap. Neto).

Ahh o filme venceu o Urso de Ouro do Festival de Cinema de Berlim.



durante as filmagens no morro da mangueira, parte da equipa de filmagem foi raptada e assaltada. o filme foi pirateado e 2 meses antes de estrear era vendido por todo o lado.

E mesmo assim, é o filme mais visto no Brasil!!

Friday, February 22, 2008

tesourinho de vinilo




já ali em baixo tinha falado disto.. é no que dá conhecer os dealers certos! Thx Hugo!
promo Louie Louie

Wednesday, February 20, 2008

Gira, Michael .. a não perder



Já tinha lido há algum tempo que Michael Gira viría tocar a Lisboa. teremos assim mais uma estreia em palcos nacionais. Gira, após o término dos Swans, virou-se para a sua própria editora Young God Recs (Devendra Banhart, Akron/Family..)e vai desta, voltou a destilar música, ora com os Angels of Light, ora a solo. o palco deixou de ser a ZDB (juro que tinha visto que o concerto seria na ZDB), para ser no Cinema Nimas a 25Fev.
deverá basear o concerto na suas edições, mas espero que ainda tenha tempo para nos levar a passear pelo universo dos Angels of Light.


o cartaz/poster vem direito das mãos do João Maio Pinto, a quem pagarei um copo quando o encontrar novamente, porque o trabalho está brutal..

Chan Marshall regressa



já me regressaram as tremuras e suores frios... para tal, bastou ouvir hoje de manhã, que Cat Power, aka Chan Marshall, regressa a Lisboa, para concerto no Coliseu, dia 28 de Maio. na bagagem, vem o seu último album, "Jukebox" (excelente artwork), há pouco editado, com versões de músicas de Frank Sinatra, Joni Mitchell, Bob Dylan, James Brown, entre outros. diz-se que é uma espécie de continuação do fantástico "The Covers Record" (2000 Matador Recs), onde também desconstruiu à sua maneira, músicas dos Rolling Stones, Bob Dylan, Lou Reed e mais uns tantos.

Chan, filha, se me estás a ler, põe-te sóbria para, juntando o útil ao agradável, termos o melhor da tua companhia e ao mesmo tempo assistirmos a um bom concerto, de que nunca tivémos a sorte de ver.

Chan, honey, wanna have dinner chez moi?



ps1: Extravaganza, agora é a minha vez de entrar em delírio
ps2: a foto da Chan Marshall foi tirada por mim.. gosto de pensar que sorria para mim... ai que tremuras...

Tuesday, February 19, 2008

Fidel Castro, Comandante en Jefe


A renúncia, anunciada hoje no Gramna, jornal do partido comunista cubano, de Fidel Castro às suas funções de chefe do Estado e das Forças Armadas de Cuba soa a crónica de uma morte anunciada.

O afastamento (morte?) de Fidel e dos valores que durante 49 anos sustentou e pelas quais lutou, democrática e heroicamente, pelo menos aos seus olhos e dos seus leais seguidores.
muito haverá a dizer, e aposto que por muitas décadas, do real papel de Fidel (se terá sido um Pai para o povo cubano, um fantoche nas mãos dos leninistas e marxistas da URSS contra o Imperialista, se um sonhador apanhado juntamente com Che Guevara, nas malhas dos próprios sonhos a atirar para a utópia ou apenas um tirano que matou a liberdade e democracia durante quase meio século de ditadura).

Mas e o embargo? Pelas conhecidas razões históricas, já não faz qualquer sentido (alguma vez fez?) e apenas prejudica o povo. mas, tal como numa partida de xadrez, em que apenas sobras 2 peças para cada lado, se nenhuma das partes der um passo em frente, o impasse continuará.. até quando? e depois?

Aconselho vivamente uma visita ao jornal cubano oficial do governo, aqui

pormenor interessante: no topo da página: "Presos Políticos do Império| MIAMI 5"

Wednesday, February 13, 2008

Oh Yeah, Post-Rock Me Baby!!



Finalmente, após várias tentativas no passado e vários "quase quase", será desta a estreia num ATP - All Tomorrow's Parties Festival.
Este festival, em concreto, terá com curador os "Explosions in the Sky".
o Line up:
E a um festival recheadinho de bandas de post-rock; oh pá, faltam aqui uns Mogwai, GY!BE para dourar a pilula...:

EXPLOSIONS IN THE SKY
BROKEN SOCIAL SCENE
IRON AND WINE
DINOSAUR JR
ADEM
....AND YOU WILL KNOW US BY THE TRAIL OF THE DEAD
POLVO
ANIMAL COLLECTIVE
A HAWK AND A HACKSAW
ELUVIUM
OLA PODRIDA
LAZARUS
THE PAPER CHASE
FOUR TET
GHOSTFACE KILLAH
WESTERN KEYS
SILVER JEWS
JENS LEKMAN
MONO
TONY TEARDROP
THE DRIFT
THE NATIONAL
LIARS
SUNSET RUBDOWN
LICHENS
STARS OF THE LID
BATTLES
DE LA SOUL
SAUL WILLIAMS
RAEKWON
THE FIELD
OKKERVIL RIVER
ATLAS SOUND
THE PALE GALLERY
THE OCTOPUS PROJECT

será uma excelente oportunidade para rever os Dinosaur Jr., Battles, Broken Social Scene e os Liars. os restantes, "são a estrear".
grande
expectativa para:
Okkervil River - surpreederão ao vivo?
de la Soul - ui.. do baú!
Mono
A Hawk and a Hacksaw - com o excelente "And the Hun Hangar Ensemble"
.. And you will know us... - uma all time fave band.. que nao vi no Sudueste07
Jens Lekman : ainda n me entrou bem no ouvido.. ao vivo resultará?
Animal Colective - perdi o cacilheiro da outra x
Polvo - clássicos!
Ola Podrida - supreenderam-me com o album homonimo de 2007
e .. National : é desta!

Tuesday, February 12, 2008

que música tesuda!!!!!!!



plagiando à grande o Monsieur S., que bem que soube descobrir esta musiquinha, tirada ao baú pejado de naftalina, lavada a temperaturas bem altas, bem seca ao sol do deserto árido e regado a mezcalina.
isto, quando se fala do regresso de mais uma edição das Desert Sessions...

se pudesse pedir um desejo de concerto para 2008, pedia, certamente e com muita forcinha, os Queens of the Stone Age!

e como bónus, cá vai actuação ao vivo dos QOTSA, no Jools Holland, na versão ralenti do "I wanna make it wit chu", acompanhados pela Semi-Deusa PJ Harvey. Enjoy!!

Wednesday, February 6, 2008