Thursday, November 8, 2007

"Delirious" by Tom di Cillo


Sou um pouco suspeito para falar de filmes com a participação de actores favoritos. Este não escapa a esta ideia, pois conta com a participação de Steve Buscemi, no papel de um paparazzi solitário que quer ser algo mais na vida, mas que apenas dá tiros nos pés da sua própria existência, num olhar sobre o egoísmo. Em oposição, surge Michael Pitt, no papel de sem-abrigo que sonha ser actor, total, física e emocionalmente despido. até os ténis lhe roubam enquanto dorme no metro.
Quando estas duas personagens se cruzam, Buscemi (Lez Galantine) aproveita-se e acolhe Pitt (Toby), sendo que este acaba por se tornar seu assistente, embora falhe miseravelmente na sua primeira missão: trazer os goody-bags de um evento VIP.
Rapidamente Toby ganhará a amizade, e algo mais, de duas personagens femininas, involuntariamente cavando o fosso entre os dois. Buscemi, tradicional actor calmo e pachorento, solta-se para momentos de pura raiva nascida da inveja. Num áparte e a amiúde, em alguns planos lembrou-me o Nick Cave.

Quanto ao resto, façam o fvr de ver o filme.

Muito interessante: a crítica irónica e mordaz ao vedetismo, "hollywoodismo", enfim o mediatismo todo à volta dos VIPs; em contrapartida, o humanismo de Les na reunião de solidariedade das DST's para com Muffy; Elvis Costello, com o copo "à lá Buscemi", na mão...

No comments: