Monday, April 30, 2007

Indie Lisboa 2007 - ouro e prata


"Fay Grim" de Hal Hartley (US) provavelmente é uma escolha fácil. o próprio Har Hartley até cá veio e tal .. tem alguns actores conhecidos, mas Hal Hartley continua a ser Hal Hartley e "mai nada".
argumento um pouco + elaborado/sólido; uma Parker Posey linda de morrer; se calhar era pedir muito a banda sonora pelos Yo La Tengo ou mais uma aparição da Salvation Army Band, mas não se pode ter tudo; acção desenrolada a uma velocidade vertiginosa.
"Why is it whenever someone starts talking about civilization I hear the sound of machine guns?"



"Regresso a Falkenberg" de Jesper Ganslandt (SE)
sobre um grupo de amigos, à beira de serem independentes e tomarem conta das próprias vidas, saíndo da "terra" onde vivem calmamente. os medos, os sentimentos e ...
alguma colagem, em estética e argumento, à escola do Gus van Sant, mas para primeiro trabalho, está muito bom!
quem nunca passou por muitos daqueles momentos, quando ainda haviam as férias de 3 meses de verão? ok, torna-se um pouco sufocante pela falta de elementos/referências femininas, que condicionam (isto pode dar um ponto de discussão.. causa-efeito) o desfecho. ou talvez não. torna a história + simples e centrada onde deve estar.
até mesmo na banda sonora, nota-se alguma aproximação às musicas dos filmes do gus van sant (pelo menos com elementos do Arvo Pärt).

No comments: