que hoje ouvi a notícia que os senhores abaixo se vão voltar a juntar para, pelo menos, uma tourneé na Europa...
ai ai..
Wednesday, February 25, 2009
Monday, February 23, 2009
Gourmet - eatin' around in Cambodia
Uma das curiosidades e lados positivos de certas viagens, é poder conhecer e partilhar os gostos e vivências das pessoas. Deixo, neste primeiro post, um petisco mui apreciado no Cambodja, a que apelidei de "lamejinhas à la Oriental". Pois que este petisco é uma espécie de conquilha, que é deixada todo o dia ao sol, numa chapa metálica, daquelas usadas nos telhados. E assim, basicamente, o bicho é assado na chapa.
Ahh, confesso que este petisco não me passou pelo estreito.
fotos do je
Etiquetas:
fotografia,
gourmet,
Holiday In Cambodia,
viagens
Wednesday, February 18, 2009
Cambodja - fotos e dor .. (updated)
Cambodia Landmine Museum, Cambodia
foto pelo je
"Once upon a time", havia uma criança soldado, nascida por volta de 1974, cujos pais terão sido mortos pelo regime Khmer Vermelho de Pol Pot, que cresceu na selva e que combatia na facção dos Khmer Vermelhos. aos 6 anos, aprendeu a matar.
O seu verdadeiro nome, nem ele próprio o sabia. O seu nome actual, Aki Ra é recente, vem do japonês, e quererá dizer "homem com cara de bebé.
Por volta de 1983 foi capturado pelo exército Vietnamita, tendo sido obrigado a integrar as suas fileiras. Até que após a queda do regime de Pol Pot, foi integrado no exército nacional cambodjano e aprofundou e desenvolveu os conhecimentos na área da desminagem (durante a guerra, terá plantado, à força, milhares de minas).
Após a guerra, e por conta própria, assumiu por conta própia aquilo que o Governo ão conseguia fazer, sobretudo por falta de fundos: a desminagem do país (inicialmente, apenas com um pau comprido e uma faca).
Estima já ter destruído milhares de minas em território cambodjano, sobretudo na área de Angkor/Siem Reap.
E tem um museu, a poucos Kilometros de Siem Reap, que serve de não só de escola e local de acolhimento a crianças desfavorecidas ou orfãos de guerra ou mutilados da guerra (uma NGO), como de centro de alerta e divulgação nacional e mundial para o problema das minas.
No Museu, o silêncio é profundo.
Lá, são mostradas minas e bombas desactivadas ou armamento bélico desde o mais caseiro, ao mais avançado, mortífero e destruídor. ou ainda antigas fardas, fotografias da época, ou relatórios dos processos de aniquilação ou tortura que serviram para um fim brutalmente trágico.
A foto acima, mostra alguns dos acolhidos, a trabalhar na limpeza de antigas minas, previamente removidas.
O peso da guerra, no seu todo, é muito pesado e sente-se constantemente.
Estima-se que ainda haja milhões de minas por detonar, algures nos campos do país, continuando a matar e a ferir a população inocente.
Soube, há pouco tempo, que está a ser realizado um filme sobre a vida do Aki Ra intitulado "YEAR ZERO: Story of a Khmer Rouge Soldier" .. podem aceder aqui
short-film do filme
Etiquetas:
fotografia,
Holiday In Cambodia,
photography,
travel
Wednesday, February 11, 2009
Cambodja - fotos e suspiros
Fisherman in Rice Field, Cambodia, en route from PoiPet to Siem Reap
No regresso ao Cambodja, saíndo de carro da Tailândia e após passar uma fronteira um pouco tumultuosa (leia-se 5 polícias numa sala a olhar para o ar, enquanto um outro trabalhava) e os habituais "facilitadores", apanhámos o primeiro transporte possível para Siem Reap. Dividindo o taxi com duas italianas muito "macho man" e por $15 por cabeça, lá fomos pela estrada empoirada, poeirenta e escavacada. Não sem antes termos abastecido, o gas, no local mais tecnologicamente avançado e com extremo cuidado na protecção e higiéne no trabalho.
E juro que por vezes, passávamos uns minutos sem ver mais além que 5metros, tanto era o pó no ar. nestas alturas tentava pensar nas estatísticas dos acidentes rodoviários em Portugal .. e em que não seria num país tão remoto que eu passaria a estatística...
"Refueling Station" in Poipet
A viagem prosseguiu por uma extensa planicie, cercada por arrozais, numa estrada que está a ter tentativas de ser pavimentada. Tentativas porque em épocas de cheias, a inundação da estrada é garantida, razão pela qual parte ter sido elevada acima do nível dos campos, com a construção extra de pontes.
Pontes essas que se revelaram um ponto de concentração de pescadores. porque o peixe que cruza os arrozais (sim há peixe nos arrrozais!), passa tendencialmente por baixo das pontes (considere-se uma ponte, com 2mts de altura e e de comprimento, nada de mto avançado) e fazem-se represas, lançam-se anzóis ou redes para a captura do dito .. peixe do arrozal.
Pela estrada fora, cruzámo-nos com as habituais pickups/camião (aquele modelo de pickup onde cabe tudo, até já não caber nada, devidamente empilhado e dentro dos limites de carga .. ou não), bicicletas, juntas de bois, motoretas equilibristas e por aí fora.
Route 6, Cambodia
Houve tempo para uma paragem rápida, onde tivémos a oportunidade de tomar a única refeição em 12h, que consistiu numa caixa de batatas Ruffles e uma cerveja Angkor, bem fresca e sem pó.
Quase 8horas depois de termos saído de Bangkok, chegámos moídos e salvos a Siem Reap, novamente a nossa casa por mais uns dias, desta vez forçados.
Thursday, February 5, 2009
Lux Interior - R.I.P.
foto
60 anos na história do rockabilly/punk ou psychobilly.
Conhecido como o mítico rosto dos The Cramps.
Tuesday, February 3, 2009
eles vêm aí .. Mogwai
"The word mogwai is the transliteration of the Cantonese word 魔怪 (mo1 gwai2) (Mandarin Chinese: 魔鬼; pinyin:móguǐ) meaning "monster", "evil spirit", "devil" or "demon"." in Wikipedia
Mas para nós, gente com os pés um pouco mais na terra, nada disto interessa. Mogwai é o nome de uma banda escocesa, proveniente do caldeirão cultural que é Glasgow, com muitos anos de post-rock, sobretudo instrumental, em cima do lombo.
Com 10 albuns em praticamente 12 anos, contam com participações em bandas sonoras em "The Fountain" de Darren Arenofsky, "Zidane: A 21st Century Portrait" (integralmente escrito e tocado pela banda e já aqui comentado) ou Miami Vice.
Por isso mesmo, eles vêm aí!
Acolhamo-los de braços abertos!
não podia de postar esta foto do baterista Martin Bulloch ..
Mas para nós, gente com os pés um pouco mais na terra, nada disto interessa. Mogwai é o nome de uma banda escocesa, proveniente do caldeirão cultural que é Glasgow, com muitos anos de post-rock, sobretudo instrumental, em cima do lombo.
Com 10 albuns em praticamente 12 anos, contam com participações em bandas sonoras em "The Fountain" de Darren Arenofsky, "Zidane: A 21st Century Portrait" (integralmente escrito e tocado pela banda e já aqui comentado) ou Miami Vice.
Por isso mesmo, eles vêm aí!
Acolhamo-los de braços abertos!
não podia de postar esta foto do baterista Martin Bulloch ..
Subscribe to:
Posts (Atom)