Sunday, May 25, 2008

bomba sónica, directamente do Japão .. eis Boris!




A propósito da vinda dos Boris a Lisboa, para concerto já na proxima terça-feira, vo finalmente satistazer a curiosidade de os ver pela primeira vez... mesmo que 2 dias depois os volte a encontrar no Primavera Sound em Barcelona.

Boris, banda japonesa, inspirada de nome e fortes sonoridades pelos Melvins (Boris é o nome de uma música dos album "Bullhead", de 1991, dos Melvins), começou por ser um quarteto. o baterista deixa a banda em 1996, ainda no início da banda que até hoje se mantem como um "super-power" trio composto por Atsue, Wata e Takeshi.
A banda conhecida pelos exageros sonoros, exímia no stoner-drone-metal-experimental-noise rock, vai semear o caos, catarse e momentos de suster a respiração. meninos e meninas, é para todos os gostos, menos para quem gosta de Shakira! tampões para os ouvidos oblige.
Como curiosidade, a banda sofre de dupla personalidade: se num disco, o nome da banda é "BORIS", então o mesmo não sai dos parametros "normais" do rock/metal/stoner rock. se por outro lado, o nome é "boris", podemos ter de tudo o mais bizarro, saído do universo paralelo da banda. e no fim, são todos uns bons rapazes e rapariga!


o cartaz, novamente pela mão sábia do João Maio Pinto.

é desta que os meus colegas dos escritório me mandam internar!!!

ao vivo:

Tuesday, May 20, 2008

ufff.. vim a casa regar as plantas.. parto novamente em breve!



y para despues, regressar a Barcelona, para:

passado um ano...

de ver o concerto do duo akroniano (deve ser assim que se chamam os naturais de Akron, US) The Black Keys em Barcelona, à conta do festival Primavera Sound, continuam a surpreender. agora foi à custa do novo album "Attack and Release", com produção de Danger Mouse.
Dois brancos a roubar o blues rock, de uma maneira simplesmente incrível. em Barcelona conseguiram estoirar com dois amplificadores, antes de acabar o mini concerto que foi possível...




Thursday, May 15, 2008

e depois do post da Cat Power, já posso viajar em paz

amanhã London will be calling out for a long weekend....

Wednesday, May 14, 2008

Confissão!




Adoro Charlyn Marshall!! há também quem a chame Cat Power...
Há já algum tempo... mas acho que ela nao o sabe...
por isso, partilho apenas por este cantinho à beira da web plantado.

tudo começou por volta de 1999, quando ouvi "Cross Bones Style", editado no fantástico album "Moon Pix" de 1998. na altura recupero os trabalhos anteriores com especial enfase para o "What Would the Community Think!" (96), o primeiro fruto da relação com a editora Matador.



O que mais ficava na memória ou no ouvido, era a voz: carregada de dor, desespero, amor, saudade, angustia ou alegria. somente acompanhada pela simplicidade de uma viola ou piano.
em 2000 edita o primeiro album inteiramente feito de versões... mas bom, acho que ja falei disto num outro post...



depois do pseudo-flop de concerto que deu na Aula Magna em Dezembro de 2006, Cat Power regressa a palcos nacionais. espero que nos dê música da boa, agora que parece estar completamente curada dos maus fígados..



e por estas e por outras, resolvi arriscar outro concerto da Chan Marshall. mesmo que 3 dias depois, nos voltemos a cruzar, nessa altura por terras de Barcelona para o Primavera Sound.

Cat Power "Cross Bone Style" - 1998




extras importantes:
participação de Cat Power no novo album de Beck (!!!!!)
o dvd "Sing for Trees" é uma peça conceptual, apenas com voz, viola, grilos, pássaros e o vento, já que foi inteiramente rodado numa floresta, sem mais equipamentos de som.

Cat Power "Nude as the News" - 1996


e para terminar e derreter corações, Cat Power "Maybe Not" ao vivo

Tuesday, May 6, 2008

em 1996...

e depois em "High Fidelity":



... juntava-se um grupo de tipos porreiros (nota: o facto de serem oriundos da Escócia, St. Andrews, de onde a bandeira é originária, pode ser pouco relevante, mas o facto é que a própria Universidade de St. Andrews foi o denominador comum aos membros fundadores da banda). Vieram mais tarde a ser conhecidos como The Beta Band.
Com o EP de estreia "Champions Versions" (97), mostraram ao mundo quer era possível misturar rap, rock, pop, space rock e samples bem estranhos (parecenças com Beck não são assim tão longinquas)...

"Dry the Rain" (music only) .. para pôr bem alto, fechar os olhos & let yourself go...


Com 3 albuns de estúdio, tiveram uma ascensão meteórica, que culminou com o albúm "Hot Shots II", sucedendo-lhe uma queda vertiginosa, após um album de pouca criatividade e um pouco mais do mesmo. as drogas vitimaram, sobretudo, o vocalista e fundador Steve Mason, que após reclusão caseira, foi mesmo internado por vários anos, por problemas mentais. E foi o ponto final dos The Beta Band, no ano de 2004.

Entretanto, Steve Mason saiu do hospício. e voltou a juntar-se a dois ex-membros dos The Beta Band, para voltar a fazer aquilo que melhor sabe. formou então os The Aliens que contam já com o album "Astronomy for Dogs" (2007).


"Squares"


como se viu logo no início, tiveram direito a "participação especial" no excelente filme "High Fidelity". "its good!" - "I know..."

Monday, May 5, 2008

NYC #1

Nem só de cimento são as cidades feitas. e nem sempre têm de ser cinzentas.











fotos minhas.